domingo, 16 de setembro de 2007

leucemia linfóide crônica?

O que é a leucemia linfóide crônica?

A leucemia linfóide crônica (LLC ou leucemia linfocítica crônica) é uma doença caracterizada pela má-formação de glóbulos brancos no sangue e na medula óssea, que se multiplicam lenta e progressivamente. Os glóbulos brancos, também conhecidos com o nome de linfócitos, são os responsáveis pelo combate às infecções. Os linfócitos provêm da medula óssea, um tecido esponjoso encontrado dentro de grandes ossos do corpo, e de outros órgãos do sistema linfático. A medula óssea fabrica glóbulos vermelhos (os quais transportam oxigênio e outras substâncias a todos os tecidos do corpo), glóbulos brancos (os quais combatem as infecções) e plaquetas (as quais fazem com que o sangue se coagule). Normalmente, a medula óssea produz células chamadas blastos, as quais se transformam (quando maduras) em vários tipos de glóbulos que por sua vez possuem funções específicas no corpo.

A substância que transporta os linfócitos é chamada linfa, um fluido incolor e aquoso presente nos vasos linfáticos. Estes, por sua vez, formam parte do sistema linfático, o qual é constituído por tubos delgados que se ramificam, como os vasos sanguíneos, por todas as partes do corpo. Ao longo da rede de vasos se encontram grupos de pequenos órgãos em formato de feijão chamados nódulos linfáticos. Existem conglomerados de nódulos linfáticos nas axilas, pélvis, cólon e abdômen. O baço (um órgão situado na parte superior do abdômen que fabrica linfócitos e filtra os glóbulos deteriorados do sangue), o timo e as amídalas também formam parte do sistema linfático.

Os linfócitos combatem as infecções mediante a fabricação de substâncias chamadas anticorpos, as quais atacam germes e outras bactérias nocivas presentes no corpo.

Nos casos de LLC, os linfócitos em desenvolvimento não amadurecem e se multiplicam em excesso. Estes linfócitos imaturos migram para o sangue e para a medula óssea, causam problemas de imunidade à infecções e as células malignas (cancerosas) podem migrar para outros órgãos do corpo.

A LLC normalmente atinge adultos, sendo que 95% dos casos são verificados em pessoas com mais de 50 anos. Como muitas vezes não há sintomas, a doença normalmente é descoberta através de exames de rotinas.

Não se sabe ainda a causa para o aparecimento da LLC, mas foi verificada uma incidência maior em pessoas com problemas relacionados a auto-imunidade. A incidência também aumenta com a idade e atinge 15 em cada 100.000 pessoas com mais de 70 anos, principalmente pacientes do sexo masculino.