domingo, 16 de setembro de 2007

leucemia linfóide aguda infantil

O que é leucemia linfóide aguda infantil?
A leucemia linfóide aguda infantil (também chamada de linfocítica aguda ou LLA) é uma enfermidade na qual os glóbulos brancos, responsáveis por combater as infecções (chamados linfócitos) encontram-se imaturos, em grande quantidade no sangue e na medula óssea do paciente. A LLA é a forma mais comum de leucemia infantil, e também o tipo mais comum de câncer infantil.

Os linfócitos são produzidos na medula óssea e em outros órgãos do sistema linfático. A medula óssea é um tecido esponjoso, encontrado dentro de grandes ossos do corpo. Ela produz glóbulos vermelhos (os quais transportam oxigênio e outras substâncias a todos os tecidos do corpo), glóbulos brancos (os quais combatem as infecções) e plaquetas (responsáveis pela coagulação do sangue). Normalmente, a medula óssea produz células chamadas blastos, que quando maduras se transformam em diferentes tipos de glóbulos, com funções específicas no corpo humano.

O sistema linfático é constituído por tubos finos que se ramificam, como os vasos sanguíneos, para todas as partes do corpo. Os vasos linfáticos transportam a linfa, um líquido incolor e aquoso que contém linfócitos. Ao longo da rede de vasos encontram-se grupos de pequenos órgãos com formato de feijões, chamados nódulos linfáticos. Conglomerados de nódulos linfáticos são encontrados nas axilas, na pélvis, no colo e no abdômen. Também formam parte do sistema linfático o baço (órgão situado na parte superior do abdômen, que produz linfócitos e filtra os glóbulos deteriorados do sangue), o timo (um pequeno órgão localizado abaixo do esterno) e as amídalas (órgão encontrado na garganta).

Os linfócitos combatem as infecções produzindo substâncias chamadas de anticorpos, os quais atacam germes e outras substâncias nocivas encontradas no corpo humano. Na LLA, os linfócitos em desenvolvimento se tornam muito numerosos e não amadurecem. Estes linfócitos imaturos rapidamente vão para o sangue e para a medula óssea, acumulando-se no tecido linfático e fazendo com que este inche. Os linfócitos podem tomar o lugar de outros glóbulos do sangue e da medula óssea. Se a medula óssea do paciente não pode produzir glóbulos vermelhos suficientes para transportar oxigênio para o sangue, o paciente pode sofrer de anemia; ao mesmo tempo se a medula óssea não consegue produzir plaquetas suficientes para que o sangue se coagule normalmente, o paciente pode sofrer hemorragias e contusões com facilidade. Os linfócitos cancerosos também podem invadir outros órgãos, a medula espinhal e o cérebro.

A leucemia pode ser aguda (que avança rapidamente, com um grande número de células imaturas cancerosas) ou crônica (que avança lentamente, com células leucêmicas de aparência mais madura). A leucemia linfóide aguda se desenvolve rapidamente e pode ocorrer tanto em crianças como em adultos, ainda que o tratamento seja diferente para cada um dos grupos.

Os primeiros sintomas da LLA podem ser similares aos da gripe ou qualquer outra enfermidade comum, incluindo febre que não desaparece, cansaço constante, dores nos ossos e/ou articulações, nódulos linfáticos inchados. Se a criança possuir estes sintomas, o médico pode solicitar um exame de sangue para efetuar a contagem dos diferentes tipos de glóbulos. Se os resultados dos exames não forem normais, o médico pode solicitar uma aspiração da medula. Durante esta biópsia, uma agulha é inserida em um osso do quadril, e uma pequena quantidade de medula óssea é extraída, para ser examinada em microscópio. O médico poderá então determinar o tipo de leucemia e planejar o melhor tratamento.

O médico também pode realizar uma punção lombar, na qual uma agulha é inserida na espinha, para retirada de uma amostragem do fluído que permeia o cérebro e a espinha dorsal. Este fluído é analisado microscopicamente para ser determinada a presença de células leucêmicas.

A possibilidade de recuperação (prognóstico) do paciente dependerá de sua idade, do número (contagem) de glóbulos brancos no sangue no momento do diagnóstico, até onde a enfermidade se disseminou, as características biológicas das células leucêmicas e de como estas células responderão ao tratamento