domingo, 16 de setembro de 2007

leucemia mielóide aguda

O que é leucemia mielóide aguda?
A leucemia mielóide aguda (LMA) em adultos é uma doença em que existem células cancerosas (malignas) no sangue e na medula óssea.

A LMA é também conhecida com o nome de leucemia não linfocítica aguda ou leucemia mielógena aguda, e se divide em vários subtipos.
A medula óssea é o tecido esponjoso que existe dentro de grandes ossos do corpo e que produz todos os tipos de glóbulos. A medula óssea produz glóbulos vermelhos (os quais transportam oxigênio e outros materiais a todos os tecidos do corpo), glóbulos brancos (os quais combatem infecções) e plaquetas (as quais permitem que o sangue se coagule).

Quando normal, a medula óssea produz células chamadas blastos, que normalmente amadurecem e se transformam em vários tipos de glóbulos, que por sua vez cumprem funções específicas no corpo. A LMA afeta os blastos que estão se transformando em um tipo de glóbulos brancos, chamados granulócitos. Nos pacientes com LMA, os blastos não se tornam maduros e começam a se multiplicar, sendo encontradas na medula óssea e no sangue.

A leucemia pode ser aguda (que avança rapidamente com vários blastos imaturos) ou crônica (que avança lentamente com células cancerosas de aparência mais madura). A leucemia mielóide aguda pode ocorrer em crianças ou adultos, ainda que o tratamento seja diferente para cada grupo.

Muitas vezes é difícil diagnosticar a doença. Os primeiros sintomas de LMA podem ser confundidos com os de uma gripe ou outra doença comum: febre, calafrios, cansaço, palidez, dores nos ossos ou nas articulações.

Se os sintomas forem de leucemia, o médico pode pedir uma análise de sangue na qual se efetua uma contagem de glóbulos, que são examinados em microscópio. Se os resultados da análise do sangue estiverem anormais, o médico poderá efetuar uma biopsia da medula óssea. Durante este exame uma agulha é inserida num osso do quadril e extrai-se uma pequena quantidade de medula óssea, a qual é observada no microscópio. O médico então poderá determinar o tipo de leucemia e planejar o tratamento adequado.

A probabilidade de recuperação (prognóstico) dependerá do tipo de LMA, do avanço geral da doença, da idade e estado geral de saúde do paciente.