domingo, 16 de setembro de 2007

leucemia mielóide aguda infantil

O que é a leucemia mielóide aguda infantil?
A leucemia MIELÓIDE aguda infantil (LMA) é um câncer dos tecidos produtores de sangue, principalmente da medula óssea e dos nódulos linfáticos. A LMA infantil é também conhecida com o nome de leucemia não linfocítica aguda ou leucemia mielógena aguda, e se divide em vários subtipos.


Este câncer é menos comum que outras formas de leucemia infantil chamada leucemia linfocítica (também chamada de linfóide ou linfoblástica) aguda ou LLA. As crianças com síndrome de Down tem maiores probabilidades de sofrer de LMA durante os primeiros três anos de vida.

A medula óssea é o tecido esponjoso que existe dentro de grandes ossos do corpo e que produz todos os tipos de glóbulos. A medula óssea produz glóbulos vermelhos (os quais transportam oxigênio e outros materiais a todos os tecidos do corpo), glóbulos brancos (os quais combatem infecções) e plaquetas (as quais permitem que o sangue se coagule).


A medula óssea controla a produção de células normais. Na leucemia, o processo de produção falha, e a medula óssea cria grandes números de células anormais de um só tipo, normalmente um dos glóbulos brancos. Estas células anormais e imaturas, chamadas blastos, irrompem na corrente sanguínea e no sistema linfático, e podem invadir órgãos vitais como cérebro, os testículos, os ovários e a pele. Em raras ocasiões, as células cancerosas da LMA podem apresentar-se como um tumor sólido (conhecido como sarcoma granulocítico aislado ou cloroma).

A leucemia pode ser aguda (que avança rapidamente com vários blastos imaturos) ou crônica (que avança lentamente com células cancerosas de aparência mais madura). A leucemia mielóide aguda pode ocorrer em crianças ou adultos, ainda que o tratamento seja diferente para cada grupo