domingo, 16 de setembro de 2007

Leucemia linfóide aguda

O que é a leucemia linfóide aguda?
A leucemia linfóide aguda em adultos (chamada também leucemia linfocítica aguda ou LLA) é uma doença na qual encontra-se excesso de glóbulos brancos no sangue e na medula óssea. Os glóbulos brancos, também conhecidos com o nome de linfócitos, são os responsáveis pelo combate às infecções. Os linfócitos provêm da medula óssea, um tecido esponjoso encontrado dentro de grandes ossos do corpo, e de outros órgãos do sistema linfático. A medula óssea fabrica glóbulos vermelhos (os quais transportam oxigênio e outras substâncias a todos os tecidos do corpo), glóbulos brancos (os quais combatem as infecções) e plaquetas (as quais fazem com que o sangue se coagule). Normalmente, a medula óssea produz células chamadas blastos, as quais se transformam (quando maduras) em vários tipos de glóbulos que por sua vez possuem funções específicas no corpo.
A substância que transporta os linfócitos é chamada linfa, um fluido incolor e aquoso presente nos vasos linfáticos. Estes, por sua vez, formam parte do sistema linfático, o qual é constituído por tubos delgados que se ramificam, como os vasos sanguíneos, por todas as partes do corpo. Ao longo da rede de vasos se encontram grupos de pequenos órgãos em formato de feijão chamados nódulos linfáticos. Existem conglomerados de nódulos linfáticos nas axilas, pélvis, cólon e abdômen. O baço (um órgão situado na parte superior do abdômen que fabrica linfócitos e filtra os glóbulos deteriorados do sangue), o timo e as amídalas também formam parte do sistema linfático.

Os linfócitos combatem as infecções mediante a fabricação de substâncias chamadas anticorpos, as quais atacam germes e outras bactérias nocivas presentes no corpo. Nos casos de LLA, os linfócitos em desenvolvimento não amadurecem e se multiplicam em excesso. Estes linfócitos imaturos se encontram no sangue e na medula óssea, se acumulando nos tecidos linfáticos, fazendo com que estes se inflamem e tomando o lugar de outros glóbulos.

Se a medula óssea não pode produzir suficientes glóbulos vermelhos para transportar oxigênio, o paciente pode sofrer de anemia. Se não puder produzir plaquetas suficientes para que o sangue se coagule normalmente, o paciente pode facilmente sofrer de hemorragias ou contusões. Os linfócitos cancerosos também podem invadir outros órgãos, a medula espinal e o cérebro.

A leucemia pode ser aguda (que avança rapidamente com muitas células cancerosas imaturas) ou crônica (que avança lentamente com células leucêmicas de aspecto mais maduro). A LLA avança rapidamente e pode ocorrer tanto em crianças como em adultos. Os tratamentos administrados para crianças e adultos são diferentes.

A princípio é difícil diagnosticar a LLA. Os primeiros sintomas podem ser similares aos da gripe ou outras enfermidades comuns. Você deverá consultar o médico se sofrer os seguintes sintomas por tempo maior que o normal: febre, debilidade ou cansaço constantes, dores nos ossos ou nas articulações, ou inflamações dos nódulos linfáticos. Se possuir estes sintomas, o médico poderá recomendar exames de sangue para contagem do número de glóbulos de cada tipo. Se os resultados das análises de sangue forem anormais, o médico pode requerer uma biopsia de medula óssea. Durante este exame, uma agulha é inserida em um osso e uma pequena quantidade de medula óssea é extraída. Esta é então analisada em microscópio. O médico pode também proceder a uma punção lombar, na qual se insere uma agulha através da espinha para colher uma amostra do líquido que permeia o cérebro e a espinha dorsal. O líquido é então examinado no microscópio para determinar a presença de células leucêmicas. O médico poderá então determinar o tipo de leucemia e planejar o melhor tratamento.

Sua probabilidade de recuperação (prognóstico) dependerá do aspecto das células leucêmicas analisadas, de até que ponto a leucemia se disseminou, de sua idade e estado geral de saúde.