domingo, 16 de setembro de 2007

leucemia de células pilosas

O que é leucemia de células pilosas?
A leucemia de células pilosas é uma enfermidade na qual células cancerosas (malignas) são encontradas no sangue e na medula óssea. A enfermidade se chama leucemia de células pilosas porque as células cancerosas parecem ter "pelos" quando examinadas no microscópio.
A leucemia de células pilosas afeta os glóbulos brancos conhecidos como linfócitos, produzidos na medula óssea e em outros órgãos. A medula óssea é o tecido esponjoso encontrado dentro dos grandes ossos do corpo. Esta produz glóbulos vermelhos (os quais transportam oxigênio e outros materiais a todos os tecidos do corpo), glóbulos brancos (os quais combatem infecções) e plaquetas (as quais fazem com que o sangue se coagule). Os linfócitos também são produzidos no baço (um órgão que se encontra na parte superior do abdômen e que produz linfócitos e filtra os glóbulos deteriorados do sangue), os gânglios linfáticos (pequenas estruturas em forma de feijão encontradas por todo o corpo) e em outros órgãos.
Quando se desenvolve a leucemia de células pilosas, pode haver um acúmulo de células leucêmicas no baço, causando a inflamação deste.

Também pode ocorrer de serem detectadas quantidades muito baixas de glóbulos brancos saudáveis no sangue, devido à invasão da medula óssea pelas células leucêmicas. Desta maneira, a medula perde sua capacidade de produzir glóbulos brancos normais em quantidade suficiente, o que pode provocar uma infecção.

Um médico deverá ser consultado ao apresentar os seguintes sintomas: cansaço constante, inchaço no baço ou infecções difíceis de serem curadas. Ao saber dos sintomas, o médico solicitará um exame de sangue para contagem dos diferentes tipos de glóbulos. Se os resultados não forem normais, outros exames mais detalhados serão feitos, e possivelmente também uma biopsia da medula óssea será solicitada (mielograma). Neste procedimento uma agulha é injetada dentro de um osso, e uma pequena quantidade de medula óssea é retirada para análise microscópica em laboratório. Através deste exame o médico poderá determinar o tipo de leucemia encontrada, planejando assim o mais efetivo tratamento.

As probabilidades de recuperação dependem do número de células cancerosas encontradas no sangue e na medula, da idade e do estado geral de saúde do paciente